top of page
Histórico

A história do Colégio Medianeira remonta à década de 1950, quando as Irmãs Franciscanas Bernardinas iniciaram a tarefa educativa, lançando as sementes. 


Em 1973, marca-se a segunda fase histórica do Colégio, com a vinda e atuação dos Irmãos Lassalistas, até dezembro de 1994, quando a Mitra Diocesana de Santa Cruz do Sul reassumiu a coordenação do Colégio, que passou a ser dirigido por leigos integrados à comunidade de Candelária. A Ação Diocesana de Santa Cruz do Sul, organismo juridicamente independente da Mitra, é a Mantenedora do Educandário desde 1994. 

1 - construção Prédio 1952.jpg

O Colégio Medianeira reconhece e respeita as diferentes formas de organização das famílias e prioriza momentos de diálogo e escuta; busca, em seu cotidiano, estabelecer estreita comunicação, fazendo uso, para tanto, de meios adequados. Nesse sentido, também concorre para essa integração a Associação de Pais e Mestres (APM) que, além da participação, possui papel relevante na integração com a comunidade em geral.

Considerando que a capacidade de perceber, mediar e superar os diferentes desafios atuais e futuros é uma constante na vida das pessoas, a Escola se preocupa em proporcionar vivências que instrumentalizem seus educandos a enfrentar os desafios cotidianos, de forma a priorizar a vida e a dignidade humana, acima de qualquer outra possibilidade e alternativa.

 

Com a missão de Promover uma educação para a convivência social e a sustentabilidade planetária, na perspectiva de Ser uma instituição de referência em educação, reconhecida pela sua inserção comunitária e regional, enaltecendo e cultivando a honestidade, o respeito, o amor, a amizade, a ética, a solidariedade, o comprometimento, a gratidão, a bondade, o senso crítico, o acolhimento e a tolerância, as metas definidas na instituição confluem com  seus objetivos.

 

Em síntese, acreditamos nos princípios e valores legítimos do HOMEM e na sua capacidade de evoluir e transformar o meio em que vive. Usamos esses princípios como norteadores das nossas ações.

Assim se identifica o Colégio Medianeira, expandindo a toda comunidade suas convicções e esperanças em fazer possível uma educação inovadora, humanizada, responsável e comprometida com um mundo mais seguro e melhor para se viver.

 

Como parte de uma comunidade essencialmente agrícola, o Colégio Medianeira é referência na comunidade municipal e região, recebendo alunos de vários municípios do Vale do Rio Pardo e Centro Serra, por promover o desenvolvimento do cidadão - no sentido pleno da palavra – definindo o tipo de homem que deseja formar e especificando as mudanças necessárias por meio das mãos do cidadão que formará.

bottom of page